Descubra Como Economizar Gás de Cozinha

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Descubra Como Economizar Gás de Cozinha

Quando se deseja economizar dinheiro dá para imaginar que as possibilidades são as mais diversas, não é mesmo? Mas será que é possível economizar até mesmo no gás de cozinha? Você já pensou se desperdiça gás? É com certeza um assunto pouco comum, mas pode-se dizer que é completamente possível economizar gás de cozinha!

Aqui vamos mostrar algumas maneiras fáceis de economizar gás de cozinha, levando em consideração, é claro, diferentes situações. Há muitas formas de fazer isso, mas é importante que você tenha uma noção mais completa do que é importante para você com relação a isso.

Por exemplo, alguns restaurantes seguem pequenas dicas e conseguem economizar uma grana alta durante o período que seguem isso. Por outro lado, pessoas que estão cozinhando para a própria alimentação, podem seguir uma quantidade maior de regras e conseguir ficar com o gás por mais tempo.

Economizar gás de cozinha vale a pena?

Quanto tempo dura seu gás de cozinha? 1 mês? 2 meses? Independente desse valor você deve entender que é possível aumentar ainda mais o tempo com algumas práticas. No entanto, será que a economia vale o esforço.

Por que, por exemplo, se o seu gás dura 1 mês, e com as dicas que serão passadas aqui passar a durar 45 dias, não é assim uma diferença tão “enorme” a pequeno prazo. Porém, vale destacar que nosso objetivo é alcançar o longo prazo.

Nesse caso, 15 dias a mais é muito tempo. Basicamente, você estará comprando 2 produtos a cada 3 meses e não 3. Então, você acaba economizando de R$ 100,00 para mais em determinados períodos. 

E aí? Acha que a diferença faz sentido? Bem, então vamos tratar de entender melhor como fazer essas mudanças acontecerem de forma fácil e, geralmente, prática!

Evite ficar abrindo o forno enquanto cozinha

Isso é algo que acontece bastante e você talvez nem saiba que seja prejudicial. Abrir o forno faz com que muito do calor retido ali se perca no ambiente. Como o forno é bem fechado, enquanto o calor está ali ele consegue se manter em equilíbrio.

Abrir, no entanto, faz com que ele saia e é necessário que o processo de aquecimento aconteça novamente. Em outras palavras, você irá demorar mais tempo para cozinhar e pode até mesmo estragar algum prato.

Geralmente ouvimos muito disso quando falamos de bolos e de outros alimentos semelhantes e, no geral, é verdade.

Faça um planejamento de refeições

Claro, isso não poderia faltar aqui. Economizar tempo e dinheiro é muito fácil fazendo isso. Tudo que precisa fazer é tirar algum tempo do seu dia para organizar tudo que vai comer durante a semana.

Isso é um grande facilitador, já que durante a semana é um pouco difícil se planejar, principalmente se trabalha fora

A ideia é que cozinhe tudo que irá comer de uma vez e tente deixar os produtos guardados, assim, no momento em que for se alimentar, basta esquentar eles. É claro, é interessante entender que alguns alimentos não são feitos para congelar.

De toda forma, não deixa de ser uma boa ideia!

Utilize a panela de pressão

Você sabia que a panela de pressão ajuda diretamente a economizar gás? Sim, apesar de não parecer, qualquer alimento dentro da panela de pressão cozinha mais rápido e o motivo é está relacionado com a física.

Acontece que o aumento de temperatura também depende da pressão do ambiente, assim como o tempo de fervura de algumas substâncias. A água, por exemplo, em uma panela de pressão, acaba fervendo a cerca de 120 °C, um valor ligeiramente normal que o habitual (100 °C). Assim, o tempo de cozimento do que for inserido fica mais rápido.

Ah, se vale uma dica extra saiba, em caso de grãos de bico ou até mesmo o feijão, deixar eles de molho dentro de um recipiente com água durante 12 horas, faz com que eles amoleçam e o cozimento fique mais rápido!

Veja mais sobre o seu fogão

Muita gente não se preocupa com o funcionamento de seu fogão, mas, com o tempo todo produto acaba sofrendo alterações, não é? Então, é interessante observar se há muito escape de gás das bocas.

Isso acontece bastante. Bocas entupidas acabam gerando esse problema, além disso, deixar com que isso prossiga pode ser extremamente prejudicial em outros momentos, podendo colocar a sua segurança em risco.

Tampe as panelas para economizar gás de cozinha

Uma outra dica fácil de ser executada e de simples entendimento é a necessidade de fechar as panelas. Isso acontece, é claro, porque há bastante calor sendo compartilhado com o ambiente quando ela está aberta.

Em outras palavras, você fechando pode aumentar ou ainda equilibrar a temperatura de cozimento de algo, economizando seu gás de cozinha facilmente.

Cortar os alimentos

Quanto menos o tamanho do alimento mais rápido ele cozinha. Sim, isso é verdade e acaba sendo fácil observar isso. Pense bem, quando você vai cozinhar uma batata para fazer um purê, é mais rápido quando ela está inteira ou cortada.

É óbvio que o processo é mais rápido e acontece por motivos físicos também. O contato da água com a batata é o que faz o cozimento começar, porém, é somente a partir de certo tempo que ela muda de consistência.

Acontece que quanto mais contato a batata estiver com a água, mais fácil fica dela cozinhar. Sendo assim, cortar elas fará com ela não precise esquentar até chegar ao centro também. 

Você já deve ter percebido algumas ocasiões que algo está “cozido” por fora, mas cru por dentro. É exatamente por isso!

Economize mais!

Muita gente não se preocupa em economizar. Isso é um grande problema porque há várias formas de fazer isso que passam despercebidas. Aqui você viu como economizar seu gás de cozinha, algo que muita gente não pensa em fazer.

No entanto, há vários outros pontos que podem ser levados em consideração. Água, energia, mercado e vários outros podem entrar nessa lista para que você tenha ainda mais controle sobre sua vida financeira!

E ai, gostou dessas dicas para economizar gás de cozinha? Compartilhe!

E aí, gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Talvez você também goste: