Search
Close this search box.

Fatos interessantes sobre o famoso peixe Atum Azul

Fatos interessantes sobre o famoso peixe Atum Azul

Nos dias atuais, o atum azul é conhecido por ser um dos peixes mais valorizados na cozinha a nível mundial. Amplamente conhecido pelo nome de atum bluefin, esse peixe está no rol das espécies de peixe supervalorizadas, onde conseguiu a posição mais alta em um ranking entre os peixes mais valorizados do mundo.

Um exemplar desse peixe chega a ter o peso de mais ou menos  680 kg e um comprimento de até 5 metros. Muito difícil de ser pescado porque nada rapidamente, chegando a atingir uma velocidade de até 55km/h.

Composto, conforme especialistas em culinária, por uma carne rosada, levemente adocicada e macia. Devido às suas peculiaridades e grande procura, o valor desse peixe comercialmente falando, gira em torno de mais de R$ 450,00/Kg.

Qual o motivo para o atum azul ter um valor tão alto?

O fato de ser um peixe muito caro se dá porque ele só é achado em águas muito frias e profundas e é de difícil captura. O fato de ser caro se dá também porque é muito caçado e seu sabor tem uma valorização incrível principalmente pelos apreciadores e degustadores de comida japonesa.

Inúmeros restaurantes japoneses famosos tem como prioridade preparar os seus pratos mais nobres com essa iguaria. Em razão disso, houve uma redução muito grande desses peixes.

Práticamente,quase tudo que é pescado de atum bluefin no mundo se destina às praças dos Estados Unidos e Japão. Raramente consegue se encontrar o atum azul nos restaurantes brasileiros.

Pelas razões expostas acima, pode-se dizer  com toda a certeza que esse peixe é que tem o mais alto valor.

Como curiosidade, fique sabendo que o maior valor de venda para um peixe desses foi proposto e aceito em uma sessão de  leilão na cidade de Tóquio, onde um exemplar de atum azul tendo aproximadamente 342kg foi vendido por incríveis R$ 665 mil.

E aí, gostou? Compartilhe!

Talvez você também goste: