Conheça algumas maneiras de usar cascas de alimentos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Normalmente, descartamos as cascas de alimentos que sobram após o preparo de alguns pratos, mas você já pensou em como reaproveita-las? Essa ideia pode, às vezes, ser para algumas pessoas, controversa. Porém, não há dúvida de que os benefícios superam em muito essa estranheza inicial.

Por que utilizar as cascas de alimentos?

Como disse Antoine Lavoisierna natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Este lema é consagrado pelo tempo e, como um reflexo eficaz de todos as particularidades de nossas vidas, os alimentos que consumimos não são diferentes.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as 40 mil toneladas de alimentos desperdiçadas todos os dias no Brasil podem alimentar  milhões de pessoas. Esse número é muito significativo para ficarmos desamparados, por isso separamos algumas dicas simples para ensinar como podemos  a mudar essa realidade sem sair da cozinha.

Veja a seguir algumas dicas

Use cascas de alimentos e sementes  como lanches
Às vezes, as sementes e cascas são descartadas, independentemente de seu uso. Por exemplo, sementes de abóbora e melão podem ser secas e armazenadas em pequenos potes para consumo entre as refeições.

Além de lanches saudáveis, as sementes também podem produzir mudas para a sua horta ou podem ser trituradas para adicionar em outras preparações.

Cascas de frutas são ideais para fazer geléia, gelatina
Laranjas, abacaxis, maracujás, bananas e muitas outras cascas podem ser aproveitadas usando a própria fruta para fazer deliciosas geléias caseiras.

Veja abaixo alguns exemplos do que pode ser feito com as cascas de alimentos

1 – Geléia de mamão

Veja o que você vai precisar :

2 cascas de mamão
1 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar (irá variar de acordo com o seu gosto)
1 pau de canela
2 cravos
Preparação

Esmague a casca do mamão no liquidificador e coloque na frigideira com os demais ingredientes. Ferva em fogo baixo e mexa até a geléia.

Esta receita pode ser adaptada com cascas de diferentes frutas, bastando um pequeno ajuste da quantidade.

2 – Fazendo batatas fritas muito mais crocantes
Diferentemente do que é usual, as batatas não precisam de ser descascadas antes de serem fritas ou assadas. Ao utilizar as cascas para a confecção deste prato geral, além de aproveitar ao máximo este alimento e as suas características, pode também garantir que os pratos têm sabores diferentes.

Por fim, cascas e resíduos de alimentos que não podem ser reaproveitados na cozinha podem se tornar fertilizantes, produtos de limpeza ou produtos de beleza. Você pode fazer seu próprio composto ou até mesmo despejar resíduos de alimentos nas plantas do jardim.

3 – Faça doces e raspadinhas com as cascas

Em vez de jogar cascas e sementes de frutas cítricas na lata de lixo, pique ou amasse e use-as para fazer geleias, gelatinas, dar sabor a bolos e sobremesas ou preparar doces mais saudáveis. Uma boa receita é cortar as cascas de limão e laranja em tiras, colocá-las na panela com água e açúcar e ferver até a água secar e o açúcar cristalizar ao redor da casca. Com certeza seus filhos irão adorar.

Por isso, além de inovar nas receitas do dia a dia, você também poderá aproveitar plenamente os benefícios da alimentação e contribuir para o futuro do nosso planeta.

E aí, gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Talvez você também goste: