Search
Close this search box.

8 benefícios do alho-poró para sua saúde

8 benefícios do alho-poró para sua saúde

Você ainda não conhece os benefícios do alho-poró? Já fez alguma receita com alho-poró? Este vegetal, muito versátil, é usado para dar um realce ao sabor de pratos salgados. Pertence à família do alho e da cebola, possui forma cilíndrica, bem diferente de seus semelhantes.

Conhecido por várias denominações: como alho-francês, alho-macho, entre outras, pegou fama através da cozinha francesa, mas ficou muito popular no mundo inteiro, inclusive no nosso país.

Muito útil para o metabolismo orgânico. De acordo com especialistas, 1 colher de sopa de alho-poró tem 0,38 g de fibras alimentares e 0,01 g de gordura, cerca de 4,8 kcal, 1,04 g de carboidratos, 0,21 g de proteínas.

Veja abaixo alguns dos benefícios do alho-poró

1. Atua no combate e prevençao de resfriados e gripes

O o alho-poró auxilia no trato respiratório, causando alivio dos sintomas de gripe e resfriados, devido possuir propriedades antibacterianas naturais em sua composição.

2. Alho- poró auxilia na diminuição do colesterol

Por ser um alimento muito rico em fibras, ele “age para reduzir o colesterol ruim (o famoso LDL)”.

3. Auxilia na redução do peso

Por ser composto de fibras ele garante este efeito, proporcionado uma sensação de saciedade por um tempo mais longo, agindo para controlar e manter do peso corporal.

4. Age também sobre os radicais livres

Por ser rico em antioxidantes como os polifenóis, o alho-poró ajudam no combate aos radicais livres, fazendo a prevenção do envelhecimento precoce e doenças crônicas .

5. Auxiliam na regulação funcionamento intestinal

Um outro efeito garantido por ser rico em fibras, é a promoção de um bom funcionamento intestinal..

6. Ajuda na manutenção de uma boa saúde ocular

“O Alho-poró também age na manutenção de uma boa saúde da visão, porque em sua composição estão presentes a luteína e zeaxantina, substâncias estas que têm a função de protegerm o tecido do olho do envelhecimento e da oxidação”.

7. Possui Ação anti-inflamatória

“Por conter a vitamina K, o alho-poró é usado para prevenir doenças inflamatórias crônicas, como também calcificação das artérias”.

8. Garante uma pele saudável

O alho-poró garante uma pele saudável por ter em sua composição a combinação de vitaminas ,A, C e E E, além de betacaroteno, protegem a pele dos malefícos advindos à muita xposição aos raios do sol.

Ter o alho-poró em sua rotina alimentar devido ao seu sabor especial pode trazer vários benefícios para sua saúde.

E aí, gostou? Compartilhe!

Talvez você também goste: