Search
Close this search box.

11 Benefícios do Abacaxi Para a Saúde

11 Benefícios do Abacaxi Para a Saúde

Hoje, iremos falar sobre os benefícios do abacaxi para a saúde. O abacaxi é uma fruta cítrica suculenta pertencente à família das bromeliáceas. O abacaxi tem um forte sabor picante e é amplamente utilizado em muitos pratos.

 Geralmente são consumidos crus ou na forma de sucos e milk-shakes

 O abacaxi é rico em nutrientes e é uma excelente fonte de carboidratos e fibra alimentar. Além disso, o abacaxi contém muitas vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, vitamina B, zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio. O abacaxi fornece apenas 50 calorias por 100 gramas de consumo.

1 . Melhora a digestão

Os benefícios do abacaxi para a digestão: como mencionado anteriormente, o abacaxi é rico em vitamina C. Isso ajuda a produzir sucos digestivos, que quebram as partículas dos alimentos. A bromelaína é uma enzima encontrada no abacaxi que ajuda a quebrar as partículas de proteína.

É bem sabido que podem atuar como neutralizantes e, portanto, prevenir a acidificação gástrica. Quando uma pessoa sofre de síndrome do intestino irritável e flatulência, é recomendável comer abacaxi, porque ajuda a acalmar o estômago e os intestinos.

2 . Afasta gripes e resfriados

abacaxi previne resfriados, tosses e gripes: Devido à sua grande quantidade de vitamina C, o abacaxi é muito benéfico na prevenção de resfriados e gripes. A bromelaína presente no abacaxi tem propriedades inibidoras da tosse e ajuda a liberar o muco. Por causa da redução do muco e da limpeza brônquica, até mesmo a bronquite e a asma podem ser evitadas comendo. Pessoas com dor de garganta recomendam abacaxi com mel.

3. Ajuda a fortalecer os ossos, benefícios do abacaxi

Abacaxi fortalece os ossos: O abacaxi contém magnésio, que ajuda a fortalecer os ossos. Esses minerais ajudam a construir ossos e tecido conjuntivo.

Ele também contém vitamina C, que ajuda a prevenir várias doenças ósseas e tem propriedades antiinflamatórias. O teor de cálcio no abacaxi também é muito adequado. A tiamina e a biotina presentes no abacaxi também ajudam a fortalecer os ossos.

4. Ajuda a proteger o coração

Os benefícios do abacaxi para o coração: os pacientes que sofrem de doenças cardíacas devem consumir abacaxi. A bromelaína é uma enzima encontrada no abacaxi que ajuda a reduzir a viscosidade do sangue. Isso ajuda o sangue a circular facilmente no corpo e evita ataques cardíacos.

5. Previne a degeneração muscular

O abacaxi previne a degeneração muscular: o abacaxi contém β-caroteno, que ajuda a retina do olho. Estudos descobriram que comer abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Outros benefícios do abacaxi para a saúde

6 . A bromelaína do abacaxi tem propriedades antiinflamatórias, por isso ajuda a prevenir a artrite e as dores nas articulações.

7 . Devido às suas propriedades antiinflamatórias, o consumo pode prevenir doenças de pele como acne, rosácea, dermatites, eczema e psoríase.

8 ; Comer abacaxi pode melhorar a imunidade porque é uma boa fonte de vitamina C e ajuda a combater várias doenças microbianas.

9 . Minerais como o potássio ajudam a controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

10 . O abacaxi é rico em cobre, que desempenha um papel importante como co-fator na síntese dos glóbulos vermelhos.

11 . Devido à presença de vitamina A, o abacaxi tem propriedades antioxidantes e tem se mostrado eficaz na prevenção do câncer de pulmão e oral.

Além de ser consumido in natura, o abacaxi também é utilizado na confecção de geleias, polpas, sucos, doces, vinhos e até vinagre. A bromelaína é mais comumente encontrada em grãos de abacaxi, que são a parte mais dura da fruta, mas muitas vezes são esquecidos. Portanto, é importante comer fatias inteiras de abacaxi. O ideal é comer até duas fatias de fruta por dia como sobremesa ou lanche intermediário.

E ai, gostou de conhecer os benefícios do abacaxi? Compartilhe!

E aí, gostou? Compartilhe!

Talvez você também goste: